top of page

Nasceu em 1986 em São Paulo. É artista. Atua entre as linguagens gráficas e visuais. Seu trabalho artístico explora a pesquisa visual entre texto/ história / palavra/ movimento e imagem ganhando forma no espaço através de cenografias, ilustrações, cartazes, pequenos livros e oficinas de arte.

 

Formou-se em Arquitetura e Urbanismo na Escola da Cidade SP e apesar do título como arquiteta considera sua principal formação nas disciplinas extracurriculares, na vida profissional e nos cursos livres.

 

Ainda na faculdade trabalhou na área de patrimônio histórico da prefeitura de São Paulo, desenvolvendo relatórios e mapas nos processos de tombamento.

 

Desde então trabalha com cenografia e direção de arte, desenvolvendo, projetando, produzindo e construindo diversos cenários para diferentes Cias de teatro e exposições lúdico-interativas para crianças (trilhas do brincar). Participou da Quadrienal de Praga 11: espaço e design cênico na mostra competitiva e teve seu trabalho publicado No livro " Cenografia Brasileira: notas de um cenógrafo" de J.C. Serroni, editora Sesc. 2013.

 

Como ilustradora desenvolve uma pesquisa com desenho e colagem, misturando diferentes técnicas, criando imagens para revistas impressas e online, também participa de exposições coletivas e feiras de arte impressa.

 

Atualmente é monitora na disciplina de experiências gráficas na EAV, oferece cursos no Parquinho Lage, integra o coletivo Desenhação e atua nas áreas de arte educação, cenografia e ilustração.

Artista plástica e arte educadora,  Luana se graduou na Unicamp. Morou em Paris por 5 anos. Lá, trabalhou 3 anos no Centre Georges Pompidou, na Galerie des Enfants, como mediadora e educadora artística. Durante esses anos na França, também fez o mestrado na Universidade Paris VIII, em arte contemporânea, sobre a migração da artista Louise Bourgeois. 

 

Em 2014 e 2015, Luana viveu no Togo onde realizou 3 projetos: coordenou e participou de um intercâmbio entre crianças togolesas e brasileiras junto à Elisa Pegolaro, realizou um video arte junto a Alexis Zelensky exposta com o coletivo Mirada Imigrante em em Buenos Aires e, atualmente, ilustra e escreve uma história infantil sobre o Togo.

 

Em 2016, Luana teve a oportunidade de trabalhar num projeto de arte educação para crianças na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro), Jornadas de Outubro. Em 2017, Trabalhou no projeto Curumim no SESC-SP entre outros projetos educativos. Atualmente é arte educadora no Parquinho Lage, oferece cursos para crianças, jovens e adultos, ministra cursos no SESC-SP e integra o coletivo Desenhação.

 

Sempre interessou a Luana relatar o mundo a partir de desenhos. Em 2015, ela fez alguns cursos de ilustração para livros infantis na Itália, Espanha e na França e, hoje, sua atividade profissional transita entre a arte educação, pesquisa e produção artística.

 

Uma inspiração presente em seu trabalho é a artista dinamarquesa Anna Marie Holm, sua forma de colocar as crianças em contato com a vida através da natureza e das artes. Luana acredita que na educação e na arte cada vez mais devemos expandir os espaços de troca para fora das salas de aula, e a natureza tem extrema importância neste diálogo entre os seres humanos e o mundo de hoje. Aprendemos com os espaços, com o mundo, com a natureza e como diz Anna Marie Holm: vamos sair das salas! No sol, na chuva, no frio e na neve.

Luana Vieira Gonçalves

Desenho de Mauricio Hornek

Desenho de 1991.

bottom of page